terça-feira, 17 de julho de 2007

Preencher o desconhecido

É talvez o que define todo o processo de preparação para o Caminho quando não se conhece ninguém pessoalmente que já o tenha feito.

A principal fonte de informação é, inevitavelmente, a net. Ponto de partida: Google. Keywords: Caminho Santiago. E horas de leitura de informação esperam por nós. Os peregrinos Brasileiros são, sem dúvida alguma, a presença forte de língua portuguesa na net. De facto, tirando os Peregrinos do Caminho Português e alguns peregrinos de BTT, é extremamente raro encontrar relatos de alguém que tenha percorrido o caminho Francês que tenha partido de Portugal. Encontrei alguns. Falarei deles mais à frente.

O site que provavelmente condensa mais informação sobre o Caminho, é "O Portal Peregrino":
http://www.caminhodesantiago.com

O guia do "Peregrino a Pé" pelo quase, senão já lendário Walter Jorge ajudou-me imenso a seguir no caminho certo e a saber o que procurar. É claro que por vezes a questão de ser um guia para peregrinos partindo do Brasil, dificulta um pouco a busca de informação. Por exemplo, não ajuda em nada nas dicas de como chegar ao nosso ponto de partida. Também não nos indica como obter a Credencial do Peregrino em Portugal. Pormenores linguísticos como "moletom" foram ultrapassados com a ajuda da minha colega de trabalho brasileira, Jane. Hehe. Ainda tenho que lhe perguntar o que raio são chinelos "papete"...

Contudo, a informação é vasta e será mais do que suficiente para iniciar o Caminho. Mas... para picuinhas como eu, não o é!

A primeira grande dúvida que se colocou, foi como iria até ao ponto de partida. Decidi muito rapidamente que iria partir de Saint Jean Pied-de-Port. Por vários motivos. Por ser um ponto afastado o suficiente para o caminho não ser curto demais, nem longe demais. Por ser um local que pela descrição será o ideal para a partida. Por ser um local comum a muitas partidas. Por muitos outros pequenos motivos. A dúvida era, como chegar o mais rápido possível a Saint Jean Pied-de-Port, e de preferência, não gastando muito dinheiro no processo.

Pesquisei comboios e aviões. Encontrei uma companhia de aviação "low-cost" que tinha voos de Lisboa para Madrid a 45€, com perto de duas horas de voo. Como todos os peregrinos do Brasil aterravam em Madrid, as suas rotas para SJPP partiam inevitavelmente de lá, logo, as minhas buscas estavam-se a concentrar num primeiro percurso com escala em Madrid. Fiquei bastante satisfeito com a alternativa de avião, e quando estava prestes a fazer a reserva online, a minha então companheira de casa disse-me "mas... Barcelona não fica mais perto de para onde queres ir?". Fui consultar um mapa. E fiquei novamente confuso. Então, pesquisei no Google mais uma vez. "avião" "lisboa" "pied de port". E numa das primeiras posições, estava o "Pelos Caminhos de Santiago":
http://peloscaminhosdesantiago.blogspot.com

Um blog! Teria que ter alguma informação. E tem, muita mesmo! Mas não a que procurava na altura. Introduzi então uma mensagem a pedir ajuda à autora do Blog, a Li, a qual me respondeu com uma enorme simpatia. E curiosidade também. Ao mesmo tempo, coloquei uma questão num Grupo do Hi5 de nome "Caminho de Santiago", à qual o Luiz me respondeu com a confirmação da minha escolha. O Luiz está neste momento a percorrer a Via de la Plata.

Ficou então decidido. Seria uma viagem feita totalmente de comboio. Bem... o plano de cravar boleia à irmã até à estação do Oriente não o é. Mas... Sud-Express de Lisboa até Hendaye, depois um segundo combóio para Baiona, e daí um terceiro para Saint Jean Pied-de-Port, o destino final e o ponto de partida. Horas e horas de comboio! Ahhhh e nem um livro posso levar porque até enjoo se ler quatro vezes seguidas "wc" escrito numa porta. Talvez música...

Sem comentários: