quarta-feira, 25 de julho de 2007

Guia do Camino

Chegou finalmente o meu guia do Caminho!

"El Camino de Santiago: Guía práctica del peregrino"

Arranjar isto foi uma verdadeira aventura. Depois de ler alguns artigos sobre os melhores guias para o Caminho, consegui reduzir a escolha a dois livros:

- "El Camino de Santiago a pie", El País Aguilar
- "El Camino de Santiago: Guía práctica del peregrino", Everest S.A.

Concentrei-me então na busca do primeiro, El Camino de Santiago a pie. Corri várias livrarias em Lisboa e arredores. Não o encontrei em lado nenhum! Encontrei bastantes livros sobre Santiago de Compostela, e até mesmo livros sobre o Caminho, mas nenhum deles era um guia. Deixei passar um tempo, e na semana passada voltei à carga. Desta vez, se não encontrasse um guia, iria encomendá-lo. Fui apenas a três livrarias.

A primeira foi a FNAC, onde me disseram que iria demorar entre um mês a mês e meio... sem garantias. Não dava. A segunda foi a Bertrand. Disseram-me que não mandavam vir livros de fora, e o único que tinham era da Everest, mas como estava esgotado na "fonte", não o podiam pedir. Estes não queriam mesmo vender. Fui à terceira e última, livraria Bulhosa, os quais, muito simpáticos ficaram com o meu contacto para pedir um "orçamento", mas avisando-me logo que provavelmente iria demorar entre um a dois meses. Até me disseram "parece que os livros de Espanha vêm a pé". Depois repararam no título do livro que encomendava e ficou no ar um "errr..." :) Mas, ao fim de dois dias ligaram-me e disseram-me que iria demorar dois meses! Dois meses!

Foi então que desisti, fui à loja online da Everest Espanhola, encomendei-o na quinta-feira passada, na segunda-feira foi expedido, e hoje, quarta-feira, chegou por UPS Express. Quatro dias úteis! A diferença paga-se nos 11.90€ de portes. Mas ainda me ofereceram um "regalo" à escolha. O guia em si custa 24.95€.

Já me tinham avisado que, embora fosse um excelente guia, tinha um pequeno problema, o peso. Fora essa a razão pela qual incidi as minhas buscas no outro guia. Realmente é um pouco pesado para quem anda a construir a mochila grama a grama, e a ler que alguns até serram a escova de dentes a meio para poupar no peso do cabo! Mas tem um extra valioso. O guia chega empacotado numa caixa de plástico, em que para além do guia em si, trás à parte um saco de plástico transparente, com fecho de velcro e um fio elástico para pendurar ao pescoço, com os mapas de todas as etapas do percurso, em que na parte de trás contém toda a informação condensada. Pesa 180 gramas. Muito prático! Ainda vou decidir se apenas levo os mapas com o resumo, ou também o guia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, voce poderia me informar o site da editora espanhola EVEREST, pois também estou louca atras deste livro e não encontro em nenhuma livraria aqui do Brasil...

Desde já agradeço pela atenção,

Meu e-mail é:
priscillabernardes@yahoo.com.br