domingo, 15 de julho de 2007

Equipamento I

Ainda não fiz a lista total de todo o equipamento a levar, mas já comecei, aos poucos, a comprar algumas coisas que não tinha. Estão aqui algumas delas:

Botas de Caminhada
Marca: Merrel Chameleon
Preço: 149.90€
Local: Doctor Livingstone
Algumas Caracteristicas:
GORE-TEX®
Sola Vibram® Chameleon Hiker™
Air Cushion® Midsole

Aconselhadas para "trail hiking" com uma mochila não superior a 9Kg. Mesmo o que andava à procura. Li bastante sobre botas antes de as comprar. Sabia que tinham que satisfazer certos requisitos:

- Teriam que ser botas de modo a proteger o tornozelo de eventuais deslizes no terreno;
- Teriam que ser de Gore-Tex de modo a serem impermeáveis;
- Teria que andar bastante com elas, antes de iniciar o Caminho, de modo a amolecê-las;
- Haveria grande probabilidade de não serem nada baratas!

Para este último, mentalizei-me logo à partida que a compra das botas iria fazer mossa na carteira. Decidi-me então a comprá-las o quanto antes, ainda ingénuo, de que seria fácil comprar botas destas ao virar da esquina, mesmo estando em Lisboa. Ui! Não vos conto as lojas que eu corri à procura de botas de caminhada, e a banha de cobra que vendedores sem escrúpulos querem impingir. Se eu não estivesse preparado para o que queria comprar, teria ficado muito, mas mesmo muito desiludido.

Finalmente encontrei numa pequena loja no Colombo, no último piso, no canto escondido já depois dos cinemas, uma prateleira inteira de botas de caminhada. Podia escolher a cor e tudo, e até tinham todos números e meios números disponíveis. Comprei-as logo.

De início as botas, como todas as outras, estavam bastante rijas. Tinha lido em algum sitio que teria que andar pelo menos 200km para as amaciar. Que exagero! Não foi preciso tanto. Ao fim do primeiro mês de leves caminhadas, as botas já estavam completamente adaptadas a mim.

Andei com elas, corri, levava-as às vezes para o trabalho, andava de bicicleta, e lá tiveram que ceder. Mas de início... ai! Lembro-me de um dia que as calcei, dei quatro passos, e sairam logo a voar dos pés, pois não podia com a dor. Amaciá-las é pois um GRANDE conselho. Não as comprem em cima da hora de partir... nem as poupem até lá.


Mochila
Marca: Lafuma Nanga 40
Preço: 85€
Local: Sport Zone

Capacidade: 40 litros
Peso: 1.70 Kg
Material: Polyester

Foi paixão à primeira vista. O sistema "Ventilight" faz com que a mochila não entre em contacto directo com as costas. É super confortável, e com um peso de 1.7Kg faz dela a mochila ideal para a caminhada. No entanto, ainda não fiz o teste da capacidade. O problema com as mochilas de 50L para cima, de todas as que vi, eram as barras de metal nas costas, o que penso que não seriam muito confortáveis em tantos dias de caminhada, e não contribuindo muito favoravelmente para o peso da mochila. Mas, nem que fique horas em frente à mochila, e tenha ainda que investir em mais material, os 40 litros terão que dar para tudo.

O objectivo final é de que a mochila carregada não passe os 8Kg, que é 1/10 do meu peso.


Saco Cama
Marca: Quechua S15 Ultralight
Preço:
39.90€

Local:
Decathlon

Características:
Volume: 2,5 litros
Peso: 650gr
T°conforto 15°C
T°limite conforto 11°C
Tecido interior e exterior de poliamida Ripstop® resistente de secagem rápida

Já tinha um saco cama, mas o tamanho dele comparado com este, é como se levasse o colchão da cama para o Caminho. É incrível o tamanho compacto destes novos sacos. Vi-o na loja desdobrado, e parece tão ou mais farfalhudo do que o que já tinha. Mas o material é extremamente compressível.

Li muitas opiniões sobre os sacos cama a levar, e a maioria era da opinião de sacos com a temperatura limite nos graus negativos. O vendedor da loja avisou-me que este já era muito quente para o verão. Como vou em Setembro e não tenciono dormir na rua, penso que serve perfeitamente. Cheguei a ver o saco cama com as características aconselhadas, mas o preço era de 75€! Espero não me vir a arrepender.


Sandálias
Marca: Nike All-Trac Amphibious
Preço:
39.95€

Local:
Seaside

Tal como as botas, também não fui forreta com as sandálias. Queria umas totalmente funcionais, que não só dessem para as levar ao banho, mas também que pudesse caminhar confortávelmente com elas. Paguei caro, mas o conforto é notável!


Chapéu
Marca:
Columbia
Preço:
16€
Local:
Sport Zone
Decididamente este tipo de chapéus não me fica nada bem. No entanto, tem mesmo que ser, pelos conselhos que li. Se o calor e o sol em Setembro estiver a apertar, é um elemento indispensável.


Relógio
Marca: Geonaute Synkron 500 A
Preço: 29.90€
Local: Decathlon
Ok... o que é que isto está aqui a fazer? Simples, eu não uso relógio. O meu relógio é o meu telemóvel, e como não tenciono andar sempre com ele por perto no Caminho, de facto, ainda nem decidi se o vou levar ou não, então, lá tive que comprar um relógio. Este é muito porreiro. Está na categoria de relógios de desporto, e de facto não incomoda nada, nem a andar de bicicleta, onde o uso sempre.


Ora bem, deixa lá somar tudo o que já gastei até agora, para me assustar. Nunca fiz as contas...

Botas...... 149.90€
Mochila.... 85.00€
Saco-cama.. 39.90€
Sandália... 39.95€
Chapéu..... 16.00€
Relógio.... 29.90€

TOTAL...... 360.65€

Bolas! Não há-de o meu saldo bancário andar sempre perto do zero! Epá... devo ter abusado em algumas coisa. Mas acho que já não me falta comprar mais nada de "grande". E mesmo assim, ainda falta naquelas contas umas calças de caminhada de 30€, mas isso uso-as no dia-a-dia, e não meto nas contas. Ainda bem que trabalho num sítio onde posso ir "casual" todos os dias! Ou como o meu chefe diz, com "street-wear".

Sem comentários: