sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dia 16: Carrión de los Condes - Sahagún

Comecei a caminhar às 6:40. Iria ser um dia longo. Quase 40km. A única vez que tentei fazer essa distância quase que tombei. Mas tinha aprendido com os erros cometidos, e sentia-me preparado para tentar novamente, com toda a certeza que iria conseguir. Novamente fiz um plano de contingência pela informação que tinha no guia. Se não conseguisse chegar a Sahagún, ficaria no albergue de San Nicolás del Real Camino, a 7km do destino. Só esperava que não tivesse muito sol, ou chuva. Era pedir muito.

Nascer do sol a caminho da Via Aquitana

Na saída de Carrion de los Condes encontra-se a famosa Via Aquitana, a antiga estrada romana, com um troço de 12km sempre a direito, sem elevações, sem curvas, sem povoações. Era temida por muitos peregrinos, e todos apontavam Carrion de los Condes como destino de etapa de modo a percorrer a Via Aquitana de manhã. Contudo, fiquei surpreendido. Talvez tivesse imaginado um verdadeiro desafio, gigantesco. Haviam sempre árvores ao longo da Via, e a maioria dos terrenos à volta estavam lavrados e cultivados. Era realmente agradável percorrê-la. Nada comparado como os quilómetros de deserto amarelo sem nada à vista que já tinha encontrado. O pior da Via Aquitana é mesmo o factor psicológico. Caminhar sem ver o fim. No entanto, com tantos peregrinos a percorrer a Via nessa manhã, as caras eram sempre diferentes. Já começava a conhecer alguns deles e a falar-lhes.

Entrada da Via Aquitana

Ao fim de 5km existe um bar improvisado na Via, onde tomei o meu café solo. O dono era do mais desagradável que podia existir. Fez-me arrepender ter ali ficado. Foi muito simpático para mim, mas para os peregrinos que apenas paravam para descansar nas inúmeras cadeiras do bar, eram logo convidados a sair se não consumissem nada. Segui em frente.

Penso que foi ao fim de 3:00 ou 3:30 que saí da Via Aquitana. Começa-se a ver árvores no horizonte, passa-se uma leve elevação, e como do nada, surge à nossa frente Calzadilla de la Cueza. Paragem obrigatória no bar. Imensas caras conhecidas, mas nenhuma do início do Caminho. Apenas a Francesca que surgiu mais tarde.

Via Aquitana

Um pouco mais à frente o caminho tomava quatro rotas diferentes. Segui a mais curta em direcção a Ledigos, pois ainda havia muito que caminhar nesse dia. Em Ledigos parei no café junto ao albergue. Quase todos ficaram nesse albergue. O Miro decidiu aí ficar, e só o voltaria a ver dias mais tarde. Depois de Ledigos, existem três pueblos igualmente espaçados entre eles. Torna-se mais fácil percorrer assim as distâncias. Em Terradillos de los Templários ficaram quase todos os restantes peregrinos que resistiram a Ledigos.

Quatro rotas diferentes

Cheguei a Moratinos. Parecia uma aldeia fantasma. Casas abandonadas e a cair aos bocados. Ninguém nas ruas. Na entrada, umas construções curiosas que se assemelhavam a casas, debaixo dos montes, no seu interior. Fornos? Não sei, mas voltei a vê-los até mesmo à saída de León. Estas faziam lembrar casas de parentes pobres dos Hobbits. Havia uma atmosfera assustadora naquele pueblo. Sentei-me num banco e vi o que parecia ser sangue seco no banco. Brrrr! Não queria ficar ali muito tempo. Um estranho grupo de três peregrinos passou por mim. Na altura julguei que fossem alemães, mas mais tarde iria falar com eles e descobrir que eram um alemão, um suíço e um austríaco. Um deles vestido como peregrino do século passado, com uma enorme túnica e uma "mochila" que era uma mistura de caixa e saco. Outro, com uma barriga proeminente, barba ruiva à judeu ortodoxo, e o terceiro, sem um braço. Era impossível não os identificar a quilómetros de distância. Irei falar um pouco deles mais tarde.

Moratinos

Mesmo a chegar a San Nicolás del Real Camino vejo um peregrino à distância, a aproximar-se a um passo alucinante. Podia ser o David, mas esse já teria chegado a horas atrás. Parei um pouco e esperei curioso pelo peregrino apressado. Era o Francês. Caminhámos juntos até Sahagún. O tipo já tinha percorrido 50km naquele dia, e não iria parar em Sahagún, continuando por mais 10km, fazendo o total de 60km a caminhar. Era demais! Ele disse-me que já tinha feito uma vez 60km e que aguentava. Já tinha feito o caminho Francês duas vezes e o do Norte outras duas. Pela primeira vez falei com alguém sobre o caminho do Norte. Muito mais belo e variado que o caminho Francês, com percursos pela costa que entram pelas praias, mas aparentemente muito mais solitário e duro devido ás suas subidas e descidas. O Francês caminhava a um passo rápido. Começou-me a doer a planta dos pés de o acompanhar no passo. Ao chegar à Ermita da Virgem del Puente tive que parar para descansar. Já não o podia acompanhar mais. Ele não podia parar, pois ainda lhe restavam mais 10km. Despedimo-nos até ao dia seguinte, onde combinámos encontrar em Reliegos, onde me disse que iria haver a fiesta anual do pueblo.

A caminho de Sahagún

Finalmente entrei em Sahagún. Estava exausto. Sahagún. O nome parecia saído do universo de J. Michael Straczynski, de Babylon 5. "If you go to Zahadum you will die". Ah! Sou mesmo geek. Lembrava-me tanto esse nome, que na maior parte das vezes, quando me queria lembrar do nome da cidade, só me conseguia lembrar de Zahadum e não de Sahagún. Parecia um destino maldito, devido à associação do seu nome a Zahadum e à quantidade de quilómetros que tinha que percorrer. A entrada de Sahagún pareceu-me uma típica cidade ferroviária, em que por momentos, até parecia que estava na terra dos meus avós, o Entroncamento, com os típicos prédios junto à estação e os muros de pequenos tijolos vermelhos.

Cheguei ao albergue La Trinidad. Um albergue magnifico, situado num piso de madeira na parte superior da igreja, a uma altura de dois andares. Já não era cedo, e o normal seria encontrar o albergue totalmente lotado àquela hora. Mas não... estava praticamente com metade da lotação. Apenas uma cara conhecida, a Steffi. Tinha deixado todas as restantes caras conhecidas para trás. Estava no grupo da frente do "mês de Setembro". A partir daqui comecei a apanhar peregrinos que tinham iniciado o seu Camino em Agosto.

Entrada do albergue de Sahagún

Estava cansado. Depois do duche comecei a sentir-me mal disposto. Parecia que tinha comido algo estragado. Deitei-me por uns 20 minutos e pareceu acalmar. Por volta das 19:00, apercebi-me com algum terror que não tinha comido quase nada nesse dia. Mesmo quase nada! Um bocadilho e uma salada enlatada. Dirigi-me rapidamente ao restaurante mais próximo, em frente ao albergue, do outro lado da rua. O preço era um pouco acima do normal, 10€, mas fiquei, pois precisava comer decentemente. Só serviam jantares às 20:00. Pensei que por uma hora... esperei então com um copo de vinho e aproveitei para actualizar o diário, ou pelo menos tentar, porque um espanhol chato sentou-se à minha mesa, e não parava de se gabar a todos como ele tinha percorrido 40km nesse dia, estando sempre a cantarolar em voz alta quando ninguém estava por perto e eu não lhe ligava. Era chato!

Finalmente o jantar. Três italianos que me acompanhavam de longe desde Boadilla del Camino fizeram sinal para me juntar à mesa deles. Alegremente o fiz, feliz por me livrar do espanhol chato. Uma jovem australiana que entretanto se tinha juntado a nós, já não teve a mesma sorte. Sentia-me fraco e temia pelo pior, e contei aos italianos, quase que para exorcizar o medo, o que me tinha acontecido em San Juan de Ortega. Quando veio o primeiro prato, o cheiro da comida fez o que temia. Nem estava a acreditar. Novamente a sensação terrível. Novamente pálido. A palma das mãos ficaram dormentes e sem cor. Não! Outra vez não! Era impossível controlar. Pedi vários pacotes de açúcar ao empregado. Deu-me apenas dois. Pedi mais, dizendo que não me sentia bem e precisava de bastante açúcar. Trouxe-me só mais dois. Apetecia-me bater nele. Tomei-os com água. Continuava a sentir-me mal. Não conseguia mastigar a comida. Meti sal em cima de um bocado de tomate até não caber mais e engoli. Precisava deitar-me só por uns minutos senão caía para o lado. Pedi ao empregado para me levar para algum sítio de modo a deitar-me. Estava quase a tombar. Disse-me que só fora do restaurante. Filho da puta! Abandonei a mesa e ao sair do restaurante reparei nuns bancos junto a um bar. Tinha que servir. Deitei-me por 15 minutos. Melhorei um pouco. Estava entalado junto a uma mesa e não me conseguia levantar. Pedi ajuda a várias pessoas no bar. Gritei até, para que me ajudassem a levantar. Ninguém. Ignoraram-me totalmente. Roguei-lhes uma praga. Não sabia como estavam as minhas forças. Levantei-me quase a cair para o chão. Entrei novamente no restaurante. Ainda não tinha nem começado o meu primeiro prato e o empregado f.d.p. já tinha colocado o segundo prato ao lado, a despachar. Que raiva! Não me podia enervar. O segundo prato era cordon bleu, mas nem isso conseguia mastigar. Pedi ao empregado para me embrulhar num papel de prata. Deu-me logo a conta. Nem me deram a sobremesa a que tinha direito, incluída no preço, mas que fuinhas eram aqueles gajos! Mas não me podia irritar... perguntei se tinham fruta que pudesse levar e deram-me dois pêssegos num saco.

Saí para o albergue. Tive que subir quatro lances de escada, parando no final de cada um para recuperar o fôlego. Cheguei à cama e deitei-me. Sentia-me muito em baixo. Duas vezes seguidas no Camino tinha sido um enorme golpe, deixando-me arrasado, e desta vez, estava só. Não sentia o meu corpo a recuperar. Era diferente do que tinha passado em San Juan de Ortega. Sabia que as reservas de nutrientes do meu corpo estavam completamente esgotadas, e tinha que me obrigar a comer algo. Fui para a cozinha comer um pêssego. Mal conseguia mastigar e engasgava-me ao engolir. Pedi aos peregrinos que estavam nas mesas se me podiam dar açúcar. O austríaco de um só braço levantou-se e foi buscar à mochila o seu único pacote de açúcar. Meti-o num pouco de água e bebi. Tinha que ser o suficiente para a noite. Não conseguia comer mais nada. Fui dormir. Tinha frio. Estava completamente gelado! Meti-me dentro do saco de cama e tapei-me com o cobertor do albergue, e estando uma noite de verão, mesmo assim tinha frio. Lembro-me que durante a noite comecei a sentir calor aos poucos. Retirei o cobertor. De manhã, já nem podia estar tapado com o saco de cama, como era habitual. Dormi muito, acordando às 7:30. Pela primeira vez fui um dos últimos a abandonar o albergue. O meu plano não era caminhar. Não ia arriscar. Tinha que esperar.

Sem comentários: