domingo, 26 de agosto de 2007

Equipamento V(inal)

Ou... final. Consegui! Coube tudo na mochila! Não ficou nada de fora. Falta exactamente uma semana para partir, e estou P-R-E-P-A-R-A-D-O! Está tudo. Só falta chegar o dia. A sensação é de ansiedade. Durante quatro a cinco semanas, tudo o que irá andar comigo irá ser isto:


Coloquei mesmo TUDO na foto. Só lá falto eu. A lista final do equipamento é a seguinte:

Mochila 40L 1 1700g / 7600g
Bolsa cintura 1 800g
Relógio 1 Corpo
Chapéu 1 Corpo
Bastão 1 Corpo
Vieira 1 Corpo

Calçado Qtd. Localização
Botas 1 Corpo
Sandálias 1 Mochila - Interior
Polainas 1 Mochila - Bolso Sup.Ext.

Roupa Qtd. Localização
Luvas de lã 1 Mochila - Interior
Meias grossas 3 Mochila - Interior
Slips 3 Mochila - Interior
Casaco 1 Mochila - Interior
Sweet-Shirt 1 Mochila - Interior
T-Shirts 3 Mochila - Interior
Calças 2 Mochila - Interior
Calções 1 Mochila - Interior
Capa de chuva 1 Mochila - Bolso Inf.

Higiene Qtd. Localização
Toalha banho microfibras 1 Mochila - Interior
Escova + Pasta Dentes 1 Mochila - Bolso Sup.Ext.
Tesoura pequena 1 Bolsa
Lâmina de barbear 1 Mochila - Bolso Sup.Ext.
Papel Higiénico 1 Mochila - Bolso Inf.
Sabão roupa (1/3 barra) 1 Mochila - Bolso Sup.Ext.
Gel Banho (corpo e cabelo) 1 Mochila - Bolso Sup.Ext.
Desodorizante (emb. leve) 1 Mochila - Bolso Sup.Ext.
Molas para roupa 6 Mochila - Bolso Sup.Ext.

Farmácia Qtd. Localização
Algodão + Mochila - Bolso Esq.
Adesivo transparente 1 Mochila - Bolso Esq.
Voltaren / Urispás 1 Mochila - Bolso Esq.
Agulha 1 Mochila - Bolso Esq.
Pensos + Mochila - Bolso Esq.
Betadine 1 Mochila - Bolso Esq.
Protector Solar 1 Mochila - Interior
Vaselina (25ml) 1 Mochila - Bolso Sup.Ext.

Outros Qtd. Localização
Isqueiro 1 Bolsa
Canivete 1 Bolsa
Caderno + Caneta 1 Mochila - Bolso Dir.
Prato aluminio + talheres 1 Mochila - Interior
Saca-rolhas 1 Bolsa
Fio de nylon (4m) 1 Bolsa
Tabaco + Filtos + Mortalhas 1 Bolsa
Bilhete Sud-Expresso 1 Bolsa
Pano limpeza óculos 1 Bolsa
Dinheiro + Bolsa
Máq. Fotográfica + Pilhas 1 Bolsa
Cabo USB máquina 1 Mochila - Bolso Sup.Int.
Pen USB 1 Bolsa
Guia + Mapas 1 Mochila - Bolso Dir.
Telemóvel 1 Bolsa
Carregador Telemóvel 1 Mochila - Bolso Sup.Int.
Lanterna 1 Bolsa
Almofada insuflável 1 Mochila - Bolso Inf.
Sacos de plástico 3 Mochila
Bolsa à prova de água 1 Bolsa
Saco-Cama 1 Mochila - Bolso Inf.

Documentos Qtd. Localização
BI 1 Bolsa à prova d'água
Cartão Débito 2 Bolsa à prova d'água
Cartão Crédito 1 Bolsa à prova d'água
Credencial do Peregrino 1 Bolsa à prova d'água
Cartão Europeu de Saúde 1 Bolsa à prova d'água

A mochila pesa no total 7.6Kg, a bolsa 0.8Kg. Consegui fazer uma mochila dentro do objectivo, que era pesar no máximo 8Kg.

Resolvi não levar a bolsa com o cantil incorporado. Fiz uma pequena caminhada e verifiquei aquilo que já desconfiava, que era a de o cantil cheio incomodar um pouco. Um pouco transforma-se em muito numa longa caminhada. Levo então duas garrafas de 0.5L, uma em cada bolso de rede lateral da mochila, no exterior. Pode-se ver uma na foto. A mochila foi pesada com as garrafas vazias...

Surge um problema, que é o da comida ou snacks para o caminho. A mochila está completamente lotada. Não cabe mais nada! Apenas me restam umas alternativas que são os locais próprios na mochila para pendurar algo, ou a rede elástica superior da mochila, onde se pode muito bem encaixar lá um saco. Na bolsa da cintura também ainda tenho bastante espaço.

Uma surpresa foi o de conseguir encaixar na mochila as sandálias que não couberam no primeiro teste que fiz! Certamente que se quiser ganhar espaço, as sandálias vão à vida. Mas ainda bem que couberam!

Quanto ao bastão, meti mesmo na cabeça que quero um de madeira, e não um bastão de caminhada. Não consegui encontrar nenhum. Ainda estive com os do Coronel Tapioca nas mãos, mas não gostei. Primeiro porque tinham Coronel Tapioca impressos no bastão, o que não me agradou muito. Não me perguntem porquê, pois é difícil explicar. Depois, porque na parte inferior tinham uma terminação em metal, em bico, um pouco estranha, que não encaixava muito bem. Vou encontrar um pelo caminho ou adquirir um em França ou Espanha, pois já li que é fácil adquirir um por lá.

A vieira também tenciono adquirir por lá.

Do inicialmente previsto, cortei apenas alguns itens do equipamento. Um deles foi a esteira, que nunca me suscitou grande interesse desde o início. Talvez durante os anos Santos Jacobeu faça sentido, ou durante os meses das férias de verão. Mas fora disso, não me estou a ver a não conseguir chegar a uma localidade ou a não conseguir um sítio para dormir.

Outro elemento que cortei da lista foi um abre-latas. Não consegui encontrar nenhum com tamanho aceitável. Ou tenho cuidado em comprar apenas latas com abertura fácil, ou depois logo se vê.

Deixei fora da farmácia o Compeed para as bolhas. Se tiver que usar, comprarei numa farmácia em Espanha. Já fiz uma nota mental que bolhas em Espanhol é "ampolhas". Não fiz nenhuma referência neste Blog aos cuidados a ter com os pés, mas convém ler com muita atenção o que o peregrino Walter Jorge tem a dizer sobre o assunto:
http://www.caminhodesantiago.com/wj.htm

Para finalizar, resta-me apenas fazer algumas coisas:
- Carregar o telemóvel antes de ir, senão apenas o posso carregar com a aquisição de um daqueles cartões de carregamento numa loja, ou então alguém carregar por mim em Portugal.
- Criar uma lista de endereços no webmail, caso queira enviar algum e-mail pelo caminho.
- Pedir a alguém que jogue no Galpmilhões por mim durante o mês de Setembro hehehe

1 comentário:

Lia Ribas disse...

És tão arrumadinho que até mete impressão... Comigo não foi nada assim. So pesei a mochila quando já estava em Coimbra, longe dos olhares repreensivos dos meus pais. Triste constatação. Nem te vou dizer quanto pesava que até tenho vergonha, nem te faço o relatório de coisas que depositei num caixote do lixo em Hendaye com medo que o peso me atrapalhasse os passos. Mas posso dizer-te que, com as coisas que fui comprando pelo Caminho, a minha mochila nunca pesou menos de 10 Kg. E eu tão magrinha que estava aguentei com aquilo tudo...
Não te censuro! Cada um faz as coisas à sua maneira. Só acho engraçado que duas pessoas da mesma nacionalidade possam ser tão diferentes em matéria de organização. Felicito-te pelo teu trabalho! Estás quase...