sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Cartão Europeu de Saúde









É conhecido por "Cartão Europeu de Saúde" ou pelo seu nome verdadeiro "Cartão Europeu de Seguro de Doença" (CESD). Apenas ontem, numa conversa com o meu amigo Alexandre tive conhecimento dele. Obrigado Alexandre!

O cartão foi criado pela Comissão Europeia de modo a dar acesso a tratamentos urgentes e a outros em consequência de acidente ou doença em qualquer um dos 25 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Apresentando o cartão, teremos acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde nos encontramos. Ou seja, recebemos cuidados gratuitos, pagando eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas.

O cartão é gratuito e pode ser pedido numa loja do Cidadão ou na Segurança Social. Tem a validade de 3 anos, tendo que se renovar após essa data.

Fui hoje de manhã pedir o meu à Segurança Social. Já foi muito em cima da hora. O cartão demora no mínimo 10 dias úteis a chegar a casa. No entanto, passaram-me um certificado provisório para que o possa utilizar imediatamente.

Também tenho um Seguro de Saúde da Multicare, dado pela empresa onde trabalho. Após contactar a Multicare, fiquei a saber que todas as despesas de Saúde feitas no estrangeiro são cobertas pelo seguro, desde que não fique mais de 30 dias fora do país. Também pode ser útil, mas penso que o CESD é bastante mais vantajoso.

Mais informações aqui:
http://ec.europa.eu/employment_social/healthcard/index_en.htm

Sem comentários: